Home | Cultura de Florianópolis: as raízes açorianas

Cultura de Florianópolis: as raízes açorianas

Além de praias maravilhosas e belezas naturais, a cultura de Florianópolis também deve ser apreciada. A capital catarinense reserva para os seus visitantes uma herança cultural açoriana que faz parte da história, dos costumes e da arquitetura da cidade.

Além de aproveitar as opções de balneabilidade, vale conferir um pouco dessa rica história. Você irá se deparar com esses elementos presentes nas ruas e nos museus, tanto em bairros mais culturais, como em outros famosos, como Jurerê. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a cultura de Florianópolis?


Cultura de Florianópolis muito antes dos açorianos

Diferente do que alguns podem pensar erroneamente, não foram os açorianos que aqui primeiro chegaram. A capital de Florianópolis já era habitada por índios carijós e tupi guaranis há muito tempo. Sua principal atividade de subsistência era a pesca, mesclada com a agricultura tradicional e a coleta de moluscos da região. Ainda hoje é possível visitar suas inscrições rupestres na costa da praia do Santinho e principalmente, na Ilha do Campeche.

Porém, no Século XVI, a Ilha de Santa Catarina ganhou posição estratégica para a navegação rumo a costa sul do Brasil e Rio da Prata, entre Uruguai e Argentina. Entretanto, apenas em 1675 foi que, de fato, começaram a habitar a ilha, com a chegada de Francisco Dias Velho, fundando assim a Nossa Senhora do Desterro, antigo nome de Florianópolis.

Todavia, a herança cultural que estamos interessados em compartilhar hoje é a açoriana que começa, de fato, por volta de 1740, já que antes disto, em 1514, foram os espanhóis que fixaram primeira morada na Ilha Meiembipe (local próprio para abastecimento, segundo a língua tupi guarani).

Primeiro povoado: de Desterro à Florianópolis.

O povoado da Nossa Senhora do Desterro foi fundado em 1675, com famílias que viviam basicamente da pesca e do comércio entre os navegadores que utilizavam estrategicamente a Ilha. Mas foi apenas em 23 de março de 1726 que o povoado se torna Vila e logo em seguida, em 1738, torna-se a Sede do Governo da Capitania de Santa Catarina.

Inclusive, é no dia 23 de março que se comemora o aniversário de Florianópolis, nome dado em homenagem a Floriano Peixoto, herói na Guerra do Paraguai e segundo presidente do Brasil.

Com a construção do Paço da Cidade, o Palácio do Governo, a catedral e as ruas, a colonização proveniente dos arquipélagos dos Açores e de Madeira é recebida. Dessa forma, se dá o início da herança açoriana que desfrutamos até hoje na culinária, nos costumes e na arquitetura da cidade.

Cultura de Florianópolis: a chegada dos açorianos

Entre 1748 e 1756 chegaram a Florianópolis cerca de 6 mil açorianos, com o sonho de uma terra fértil e prosperidade. Os recém-chegados eram compostos principalmente por casais em busca de uma nova oportunidade. Partiram, principalmente, da Ilha da Madeira e do Arquipélago dos Açores, na Europa.

Aos poucos, foram percebendo que as terras na ilha de Florianópolis não eram tão férteis quanto tinham lhes falado. Apesar disso, a troca com a cultura indígena local permitiu que esses novos moradores aprendessem o cultivo da mandioca, por exemplo. Além disso, a pesca tornou-se outro ponto de troca de aprendizado entre as culturas. 

Dessa maneira, foi possível que os açorianos se fixassem em comunidades conhecidas como freguesias. Nesse sentido, fundaram bairros que até hoje existem na capital catarinense, como a Lagoa da Conceição, o Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa

Onde encontrar vestígios da cultura açoriana

Centro Histórico de Florianópolis

Berço da atual estrutura econômica e administrativa da cidade, é onde se encontra grande parte da herança cultural nos prédios e ruas onde nasceu a Capital.

Imagem-Mercado-Publico-FlorianopolisNo centro de Florianópolis, é possível conhecer o Mercado Público Municipal, a Praça XV, a Catedral Metropolitana, bem como o Palácio Cruz e Sousa e o Largo da Alfândega.

Uma boa pedida é fazer um passeio autoguiado a pé, conhecendo cerca de 25 pontos históricos do Centro.

A partir da Catedral Metropolitana, o circuito é assinalado pela figura folclórica do Boi de Mamão. Siga as setas e conheça mais através dos QR Code existentes no local. Mais informações sobre o passeio aqui.

Santo Antônio de Lisboa

Distrito criado em 1751, Santo Antônio de Lisboa é hoje reduto de bares e restaurantes e servem o melhor da culinária local.

É uma região para se apreciar a conservada arquitetura açoriana com calma e carinho. Caminhar pelas suas ruas estreitas e históricas, além de apreciar os costumes herdados dos colonizadores e o ar das pequenas Vilas do século XIV.

Da beira-mar do bairro, é possível apreciar a Beira Mar Norte e a Ponte Hercílio Luz. Por conta de barcos pesqueiros que ficam em alto mar, o pôr do sol ganha um charme a mais. Inclusive, é eleito por muitos moradores da ilha como um dos mais bonitos de Florianópolis.

Por fim, não deixe de conhecer a Primeira Rua Asfaltada de Florianópolis, por conta da visita de Dom Pedro II, em 1845.

Jurerê

Um passeio pela região conhecida como CanaJure pode revelar formas e cores das primeiras casas e igrejas, ainda do século XVIII. Além, claro, da herança gastronômica existente à beira-mar em restaurantes como o Alameda dos Sabores.

Por fim, se você quiser uma boa hospedagem em Florianópolis, conheça o nosso apart-hotel! Com quartos amplos e cozinhas completas, você pode conhecer a cultura de Florianópolis sem se preocupar com o conforto.

Fontes usadas neste texto: Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
    by
  • Paulo Teixeira Pavão

    Paulo Teixeira Pavão é natural de Porto Alegre / RS, apaixonado por esportes, praia e sua família. Frequenta a praia de Jurerê e Florianópolis desde 1975. Há mais de 30 anos trocou Porto Alegre e veio morar e trabalhar em Jurerê. Apaixonado por Jurerê e Florianópolis, é cliente e frequentador assíduo das principais atrações, comércios, restaurantes e experiências que a região oferece.

Deixe um comentário

ONDE ESTAMOS

Rua Jorge Cherem, 184 - Jurerê Florianópolis / SC
88053-620

Ir com Google Maps

Ir com Waze

ATENDIMENTO AO CLIENTE

+55 (48) 3282-5522

[email protected]

REDES SOCIAIS