Os teatros de Floripa estão no roteiro dos grandes espetáculos nacionais e internacionais.
Floripa reserva para seus moradores e visitantes salas de todos os tamanhos e preços.
São desde espetáculos tradicionais da cultura da comunidade local, até grandes apresentações do Brasil e do Mundo, unindo o tradicional ao moderno.
Que tal darmos uma olhada nas salas de teatro que estão fixados na cultura da Ilha?
Teatros em Florianópolis
Importante contextualizar que a Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, localizada na Trindade, região central de Floripa, possui um dos mais conceituados cursos de teatro do Sul do Brasil.
Formando grandes mestres da arte cênicas e gerando uma em polvorosa comunidade pensando sobre esta arte milenar constituída ainda na Grécia antiga para adorar o Deus Baco.
Hoje são mais de 15 salas que oferecem os mais diversos tipos de espetáculos, combinado musicais, shows, conferencias e mostras de cinema.
Desde majestosos espaços como o Teatro Governador Pedro Ivo, até os mais modestos como a sala do teatro Comunitário do Canto, no Canto da Lagoa.
Teatro Governador Pedro Ivo
O mais novo entre os teatros administrados pelo Estado, o Teatro Governador Pedro Ivo abriu suas portas para receber o público pela primeira vez em 21 de novembro de 2008, após três anos de obras.
O espaço, junto ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, na rodovia SC-401, conta com área de 2,6 mil metros quadrados e tem capacidade para 722 lugares.
Conta com um moderno sistema de iluminação, composto por 210 refletores com capacidade de 265 mil watts de potência.
Ingressos e programação em Teatro Governador Pedro Ivo
Teatro Ademir Rosa
Localizado no Centro Integrado de Cultura, o Teatro Pedro Ivo foi inaugurado em 14 de novembro de 1982 e batizado em 1997 como Teatro Ademir Rosa.
Possui o maior palco de Santa Catarina e capacidade para 906 pessoas na plateia.
Administrado pela Fundação Catarinense de Cultura, órgão cultural do governo do Estado, ele ocupa uma área total de 1.746,46 metros quadrados.
Mais informações em Teatro Ademir Rosa
Teatro UFSC
O Teatro é parte cultural e administrativa do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina.
Seu objetivo é promover arte e cultura através de atividades de ensino, pesquisa, produção e extensão, buscando o desenvolvimento integral do indivíduo, visando à melhoria da qualidade de vida e a transformação da sociedade.
Mais informações em Teatro UFSC
Teatro Álvaro de Carvalho
Sua história começa por volta de 1854, quando um movimento de pessoas ligadas à cultura tomou consciência de que Desterro, a Capital da Província, merecia um teatro amplo e moderno.
Este pequeno prólogo serviu para o desdobramento de muitos atos onde contracenaram políticos, acionistas, jornalistas, povo e até o presidente da província.
Finalmente, em 29 de julho de 1857, foi lançada a pedra fundamental do novo teatro.
Mais informações em Teatro Álvaro de Carvalho.
Teatro Comunitário do Canto da Lagoa
Para quem não quer apenas assistir, o Teatro Comunitário do Canto está sempre aberto a receber novos integrantes no grupo!
A participação é gratuita e não é necessária experiência anterior com teatro.
Além de atores, também são bem-vindos colaboradores em diversas áreas: música, artes visuais, literatura, dramaturgia, história, dança, etc.
O grupo nasceu na comunidade e para a comunidade do Canto da Lagoa.
O Teatro Comunitário do Canto surgiu em 1994, quando foi encenada a peça musical “Uma história da ilha”. Nos últimos anos temos como carro chefe a peça musical “E se eu fosse.”
Saiba mais em http://www.teatrodocanto.net/