As praias de Florianópolis são um dos mais belos cartões postais de Santa Catarina, sendo assim o destino de milhares de turistas do mundo inteiro durante o ano todo. Suas praias são um convite para usufruir da combinação perfeita entre uma metrópole e a natureza.
O melhor de tudo é que, ao montar o seu roteiro em Florianópolis, você pode colocar dezenas de praias para visitar. Afinal, elas contam com características diferentes, além de atividades de lazer diversas. Assim, neste post você vai conhecer as melhores 20 praias de Florianópolis e ter uma forcinha na hora de escolher os seus destinos! Vamos lá?
As melhores praias de Florianópolis
Visitar as praias de Florianópolis é a descoberta de uma natureza exuberante que revela muito sobre a maravilha da costa brasileira. É passear por ambientes naturais que não sofreram com a destruição da sociedade e conseguir, finalmente, recarregar as energias.
Assim, conhecer as praias da capital é um convite para uma boa caminhada, um bom banho de mar, praticar yoga ou apenas aproveitar a sensação gostosa do sol e do calor na sua pele. Já dá até vontade de arrumar as malas e viajar para Florianópolis, não é mesmo?
Além disso, para os praticantes de esportes aquáticos e mergulho, é possível encontrar localidades perfeitas na capital catarinense. Foi por este motivo, como uma declaração de amor, que fizemos este post. Aproveite!
Praias do Norte de Florianópolis
As praias do Norte de Florianópolis costumam ser as mais procuradas pelos turistas, tanto os brasileiros quanto os estrangeiros. Com o seu desenvolvimento avançado, conta com uma dezena de praias que oferecem lazer, diversão e conforto para diferentes estilos de turistas.
Sendo assim, nestes bairros você encontra uma rede hoteleira muito preparada para recebê-lo. É o caso da nossa pousada em Jurerê, reconhecida como uma das melhores da região. Por conta disso, não poderíamos deixar de começar as nossas indicações pela praia de Jurerê.
Praia de Jurerê
Belíssima por sua cultura e tradição açoriana, a praia de Jurerê é sem dúvidas um convite para quem procura charme e elegância com ótimo custo benefício. Com uma infraestrutura turística completa, reúne restaurantes de pratos internacionais e nacionais, além de atrações e eventos culturais como feiras e shows. Ou seja, é uma ótima pedida para quem gosta de relaxar ao longo do dia na praia e depois aproveitar uma ótima gastronomia.
Em relação aos restaurantes em Jurerê, você com certeza irá se deliciar com muitos frutos do mar e inspirações da cultura açoriana. Para os que não gostam tanto desse tipo de comida, também é possível encontrar ótimos bares em Jurerê, com petiscos e muitos drinks para aproveitar a noite.
Voltando a falar da praia em si, seu mar é calmo e cristalino. A areia é fofa e muito convidativa para ficar horas ali se bronzeando. Outra característica muito importante é que a praia costuma estar sempre limpa.
Por fim, passear pelas ruas de Jurerê é sinônimo de visitar a arquitetura do início do século XX em perfeita harmonia com o contemporâneo. Então, se você se apaixonou pela praia, confira as vantagens da nossa hospedagem em Jurerê. Aproveite para conhecer nossas acomodações e ter o melhor das suas férias!
Jurerê Internacional
Certamente uma das mais famosas e glamourosas praias do Sul do Brasil, Jurerê Internacional é uma área planejada para encantar e promover diversão. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a diferença entre Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional, mas a verdade é que a praia é a mesma. Sendo assim, não há uma divisória no meio das areias.
Na verdade, a principal diferença está na arquitetura e na organização urbana dos locais. Em Jurerê Internacional, você encontra ruas planejadas e compostas por mansões de artistas e celebridades do mundo inteiro, exibindo o que há de melhor em arquitetura e itens de luxo.
Mas não é apenas de exuberância que se vive, a praia, que já foi uma pequena vila, manteve a preocupação com questões ecológicas e de sustentabilidade. Possui um plano diretor próprio, onde a densidade demográfica é entre 50% a 70% menos que o plano diretor de Florianópolis, garantindo a preservação do meio ambiente e sendo referência para o mundo inteiro.
Por fim, se você se interessou pelo bairro, aproveite para conferir mais sobre as festas em Jurerê Internacional.
Alargamento da praia de Jurerê e Jurerê Internacional
Em 2024, a praia de Jurerê e de Jurerê Internacional passou por um alargamento da faixa de areia. A região sofria com a maré cheia e, em alguns pontos, chegava a ficar sem areia para turistas e moradores curtirem a praia. Mas esses problemas acabaram com a nova praia de Jurerê!
Agora, são cerca de 40 metros entre a vegetação nativa e o mar, permitindo dias incríveis na praia. Você pode praticar o seu esporte de areia preferido, além de se divertir muito em família. Vale a pena conhecer a nova Jurerê e descobrir os encantos da região!
Praia do Forte
Vizinha de Jurerê Internacional, a praia do Forte possui uma pequena extensão de areia onde se reúnem famílias e pescadores em busca de tranquilidade e mar calmo. O local costuma atrair bem menos turistas do que Jurerê e, dessa forma, acaba sendo a opção de pessoas que querem mais privacidade.
É nesta praia, por isso do nome, que se encontra o Forte de São José de Ponta Grossa, construído pelos portugueses entre 1739 e 1745 como um dos pontos de defesa da Baía Norte. O passeio na Fortaleza é super recomendado para conhecer um pouco mais da história da ilha de Florianópolis. Além disso, os passeios geralmente custam em torno de R$ 4, ou seja, são super acessíveis.
Melhor praia em Florianópolis para a família: praia da Daniela
Para quem segue as pedras limítrofes da praia do Forte, com a maré baixa, chega até a praia de Daniela. Famosa por sua culinária portuguesa, pequenas hospedagens e hospitalidade, é muito procurada por famílias e por quem quer usufruir de um mar tranquilo e propício ao banho e à pesca.
É uma praia com mar bem cristalino, que se assemelha a uma piscina por quase não ter ondas. Sendo assim, é perfeito para famílias que viajam com crianças pequenas, pois é um mar muito tranquilo. É por esse motivo que ela é considerada uma das melhores praias para a família em Florianópolis. Outro ponto positivo da praia da Daniela é o pôr do sol maravilhoso.
Santo Antônio de Lisboa
Ainda compondo as praias do norte de Florianópolis, temos a praia de Santo Antônio de Lisboa. Geralmente, as suas águas não são propícias ao banho, mas a sua história compensa com beleza e cultura.
Uma das primeiras vilas da antiga Nossa Senhora do Desterro, primeiro nome de Florianópolis, possui ainda em suas ruas a história viva dos primeiros colonizadores. É o caso, por exemplo, da primeira rua calçada da capital, por onde supostamente teria caminhado Dom Pedro II. Você pode conferir um monumento pequeno em homenagem a este momento no centro do bairro.
Outra referência histórica é a Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, construída em 1750 e ainda aberta ao público. Além disso, Santo Antônio de Lisboa é responsável, junto com o estado, por 98% da produção de ostras no país. Incrível, não é mesmo?
Por fim, o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa é considerado um dos mais bonitos de Florianópolis, uma vez que o mar costuma estar cheio de pequenos barquinhos que dão um charme a mais ao momento.
Praia em Florianópolis com dunas
A praia do Ingleses é uma das praias de maior movimentação durante o período de veraneio por oferecer uma vasta gama de opções de serviços e comércio. Com grande extensão de areia, oferece oportunidade de banho para públicos distintos. De um lado um mar calmo, propício para famílias, crianças e banho relaxante, em contrapartida, do outro lado as ondas são ideais para a prática do surfe e esportes aquáticos.
Outra atração bem interessante na praia dos Ingleses são as suas dunas. Lá, você pode praticar sandboard em pé ou sentado, sendo uma atividade muito divertida para fazer em família ou com amigos. Os preços costumam ser bastante amigáveis, então não se preocupe tanto com isso. Apenas aproveite a oportunidade!
Praias de Florianópolis famosas: Canasvieiras
Uma das praias mais movimentadas do norte da ilha, a praia de Canasvieiras é destino para quem procura movimentação, comércio e atividades de lazer.
Assim como nos Ingleses e em Jurerê, possui um serviço bilíngue para atender o Conesul (países que fazem parte geograficamente do sul da América do sul). Isso porque a maioria dos seus turistas vêm da Argentina e do Uruguai.
É aqui também que se encontra o trapiche, que oferece os serviços de passeios de escunas que são um sucesso de beleza natural e lazer. Então se você deseja ter um ótimo passeio de barco em Florianópolis, a praia de Canasvieiras pode ser uma boa opção para você!
Cachoeira do Bom Jesus
Praia vizinha de Canasvieiras, a Cachoeira do Bom Jesus é opção ideal para quem procura um mar calmo e tranquilo. Opções de mergulho e pesca podem ser encontrados na praia oferecido por profissionais destas áreas. A praia é menos movimentada do que a vizinha, então pode ser ideal para um público mais tranquilo.
Por fim, oferece uma boa opção de hospedagem e ótimos restaurantes, com pratos para todos os gostos e bolsos, desde frutos do mar até pratos internacionais.
Ponta das Canas
Mais ao norte ainda da ilha, a Ponta das Canas é um misto de colônia de pescadores e desenvolvimento contemporâneo de serviços e hotéis. Mar calmo e belezas naturais compõem sua paisagem sendo uma ótima opção para quem busca tranquilidade e uma boa caminhada ou corrida à beira mar. É uma ótima oportunidade, também, de experimentar bons pratos de frutos do mar.
Praia Brava
Com acesso único e de uma vista deslumbrante, a praia Brava é a última das praias mais ao norte da ilha. Logo ao chegar o visitante se depara com uma vista panorâmica de toda sua extensão, no paradouro localizado na parte mais alta da estrada que leva até a praia.
Suas ondas são perfeitas para a prática do surf tanto para iniciantes ou veteranos. Ainda é possível realizar trilhas por meio de suas matas que escondem lendas de tesouros piratas.
Na beira-mar, há restaurantes, festas e ótimas opções de drinks para você aproveitar suas férias em Florianópolis.
Praias do Leste de Florianópolis
Famosa pela Lagoa da Conceição, a região leste de Floripa guarda ótimas opções de lazer, belezas naturais e práticas de esportes aquáticos além de festas, restaurantes e atrações culturais. Veja as melhores praias de Florianópolis no leste da ilha.
Lagoa da Conceição
Referente ao leste, a Lagoa da Conceição centraliza e direciona para todas as possibilidades desta região, além de ser um encontro multicultural e étnico de turistas.
Nas suas águas calmas é possível praticar esportes como windsurf, stand up paddle, caiaque e canoagem, por exemplo, além da pesca artesanal de siri. Se você der sorte, pode encontrar uma barraquinha de aluguel de pedalinhos, que são ótimos para brincar com as crianças.
Depois de aproveitar as águas calmas da Lagoa da Conceição, é possível encontrar, na avenida principal, bons restaurantes, hotéis e casas de festas e shows. Da Lagoa também sai o passeio de barco que contorna suas águas levando até a Costa da Lagoa.
Barra da Lagoa
Localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa da Conceição, a Barra da Lagoa é reduto de pesca e cultura açoriana. Com uma beleza natural exuberante, representado pelo Morro da Galheta e a Pedra do Frade (utilizado pelos povos antigos com observatório astronômico), é muito procurada por turistas, principalmente europeus, durante o ano todo.
Ela é ótima também para turistas que gostam de praticar esportes na areia, como o vôlei e o futebol, uma vez que ela conta com quadras específicas no seu canto direito. É nesse canto também onde se encontra o início da trilha para as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa, um dos recantos mais bonitos da ilha da magia.
O bairro da Barra da Lagoa, além da beleza da praia, também conta com uma ótima infraestrutura de serviços, como restaurantes, bares e mercados. Assim, você pode visitar a região sem problemas.
Praia Mole
Sede de campeonatos de surfe, a praia Mole é uma praia exclusiva e singular. Sinônimo de juventude, agitação, esportes e baladas, a praia é frequentada entre quem quer praticar esportes ou quem quer apenas ver e ser visto neste “point” do leste de Floripa.
Porém, suas águas são uma das mais perigosas da costa catarinense devido às correntes de retorno e a profundidade que aumenta bruscamente após a linha de areia. Por este motivo contém um dos postos de salva vidas mais bem equipados da capital. Sendo assim, é importante que você tome cuidado ao entrar no mar da praia Mole.
Para os que não têm medo, a praia é uma ótima pedida, já que conta com uma areia fofinha e um visual deslumbrante. O local fica entre a Lagoa da Conceição e a praia da Barra da Lagoa, ou seja, perfeito para dar um pulinho e conhecer mais uma praia de Florianópolis.
Melhores praias de Florianópolis: Praia da Joaquina
Assim como a vizinha praia Mole, a praia da Joaquina é também reduto do surfe e de campeonatos do esporte. Mas, uma de suas maiores características são as dunas propícias à prática de sandboard. O passeio é especial para qualquer público, seja amigos ou famílias com crianças. É possível alugar uma prancha no local e experimentar este esporte que, praticamente, nasceu nas areias da Joaquina.
Se você não se interessa tanto assim pelo esporte, pode aproveitar a pequena trilha no canto esquerdo da praia da Joaquina. O caminho é tranquilo e leva a algumas belas formações rochosas da costa de Florianópolis. O local é ótimo para tirar lindas fotos e guardar boas recordações.
Mas cuidado! Às vezes as ondas fortes acabam estourando nas pedras e você pode levar um bom banho gelado. Então fique atento!
Além disso, você pode aproveitar os restaurantes da região para fazer um almoço tradicional na capital catarinense. Na própria orla da praia existem opções, mas é possível adentrar um pouco mais no bairro para encontrar bons estabelecimentos.
No local também há opções de pousadas em Florianópolis com bom custo benefício, sendo uma das melhores praias de Florianópolis para se hospedar!
Praias de Florianópolis perto do aeroporto
A região sul de Florianópolis é a mais artesanal e voltada para os antigos costumes da população local. Com uma boa rede de hotéis e serviços, é possível acompanhar a arte da pesca artesanal e os pratos mais tradicionais de Florianópolis.
Além disso, ela conta com praias lindas, muitas inclusive com a natureza bastante preservada. Então veja as opções de praias de Florianópolis perto do aeroporto.
Praia do Campeche
Talvez a praia mais badalada do sul da ilha, a praia do Campeche é também uma das mais democráticas de Florianópolis. Isso porque é muito procurada por esportistas em busca de seus ventos e suas belas ondas.
Mas também é destino de famílias que procuram uma praia com disponibilidade de serviços e belas paisagens durante seu descanso. Um destaque importante da praia do Campeche é, sem sombra de dúvidas, a sua água super gelada. Ou seja, é preciso cuidar com as crianças pequenas.
Outra “tribo” que povoa a praia são os jovens principalmente na área de Riozinho, que ocupam suas areias para festas e encontros.
Uma atração famosa da praia é a Ilha do Campeche, situada a 1,5 km de sua orla e com passeios regulares que saem das praias vizinhas ou da Barra da Lagoa. A ilha possui sítios arqueológicos com inscrições rupestres que remetem a 4,5 mil anos atrás. Sendo assim, é um ótimo passeio de barco para você colocar na sua viagem para Florianópolis.
Praia do Rio Tavares ou do Rififi
Pouco conhecida e aproveitada em Florianópolis, a praia do Rio Tavares ou do Rififi acaba sendo um refúgio para os moradores locais. A região acaba sendo uma extensão da Praia do Campeche, com menos movimento de turistas do que a vizinha.
A praia do Rififi em Florianópolis conta com um mar agitado e bem gelado, assim como as praias vizinhas da Joaquina e do Campeche. Acredite se quiser: é possível ir a pé da praia do Campeche até a Joaquina! No meio do caminho você passará pelo Rififi ou pela praia do Rio Tavares.
Para chegar na praia, é preciso passar por uma pequena trilha entre vegetação local e dunas. Para os visitantes da região, esse é um charme a mais da praia em Florianópolis. O local é bastante preservado e não costuma contar com vendedores locais, então é importante levar sua comida e bebida para aproveitar o dia de sol.
Importante destacar que o bairro do Rio Tavares vem crescendo bastante na ilha de Florianópolis e, pode ser que daqui a alguns anos, essa se torne uma praia mais movimentada. Ou seja: vale a pena conhecer e, quem sabe, investir até mesmo em um comércio local.
Morro das Pedras
Recanto perfeito para os surfistas, o Morro das Pedras é vizinha ao Campeche e faz parte da mesma faixa de areia, desde a Joaquina. Porém, é mais calma que suas vizinhas e possui um ar mais de vila de pescadores com trejeitos próprios da cultura local.
Praia da Armação
Com um ar característico da região sul, a praia da Armação guarda em seu estilo um pouco da vida e da rotina dos pescadores. A paisagem desenha um mar azul de ondas calmas e barcos de pesca balançando ao ritmo das correntezas.
É local de muitos serviços para o visitante e tem o sabor da culinária local em cada recanto. Além disso, você pode caminhar por uma pequena trilha e chegar na praia do Matadeiro, igualmente bonita. Assim, é possível colocar mais um check na sua lista de praias para visitar em Florianópolis.
A praia do Matadeiro, inclusive, é um dos passeios mais bonitos que você pode fazer na ilha catarinense. É porque dali sai uma das trilhas para a famosa Lagoinha do Leste, um dos pontos mais bonitos de Florianópolis.
O trajeto pela praia do Matadeiro conta com nível de dificuldade moderado, sendo importante vestir roupas adequadas e levar bebidas para hidratação ao longo do caminho. Importante destacar também de sempre ir acompanhado com pessoas acostumadas a fazer essa trilha em Florianópolis.
Praias de Florianópolis com trilha: Lagoinha do Leste
Uma reserva natural quase intocada, esta é a praia da Lagoinha do Leste. Cercada por grandes paredões de pedras e matas, não possui acesso por estradas. Somente é possível chegar até ela através de trilhas, percorridas a pé, ou por meio de barcos de pescadores.
Mas qualquer que seja sua escolha de trajeto, a recompensa é satisfatória. Afinal, a trilha da Lagoinha do Leste é considerada uma das mais bonitas da capital, atraindo muitos turistas. Todavia, é preciso cuidado! O caminho conta com regiões de complexidade alta, ou seja, requer preparo, boas condições, roupas específicas e bastante água! Então, prepare-se!
Pântano do Sul
Para quem gosta de pescaria, o Pântano do Sul é a praia ideal. Esta é a maior área de pesca e pescadores de toda a ilha e mantém a pesca tradicional com suas colônias de pescadores. Por este motivo, seus restaurantes são muito procurados, pela qualidade e variedade de seus pescados.
No bairro, reside um dos restaurantes mais famosos de Florianópolis, o Bar do Arantes. Com uma decoração já considerada patrimônio da capital, o estabelecimento conta com diversos bilhetes de papel colados nas paredes e no teto. Todos são mensagens de visitantes, contendo algumas frases bem divertidas e motivadoras. É um passeio a parte visitar o local. Mas é claro que a refeição compensa bastante, principalmente se você for amante de frutos do mar!
Praia de Florianópolis perto do aeroporto: praia da Solidão
Apesar de não ser uma das praias de Florianópolis mais próximas do aeroporto, apenas 20km separam o local até a praia da Solidão. Se você estiver de carro, vale bastante o passeio, por ser uma praia quase particular e pouco visitada na capital catarinense. Sendo assim, se você gosta de privacidade e tomar um banho de mar tranquilo sem muitas pessoas por perto, essa aqui é uma ótima opção.
Separada por dois morros nas suas extremidades, a praia da Solidão tem um encanto a parte. No seu canto esquerdo, existe um pequeno mirante, onde é possível ver a praia dos Açores e a praia do Pântano do Sul. Inclusive, é possível chegar à praia dos Açores a pé, por uma trilha construída pela própria prefeitura em meio às pedras e à vegetação nativa.
Já na outra extremidade da praia da Solidão, existe uma trilha para a cachoeira da Solidão. O trajeto é tranquilo e bem identificado, com algumas placas colocadas pelos próprios locais. Só tome cuidado caso você vá em algum dia após chover bastante, pois o caminho pode começar a ficar escorregadio e mais perigoso. É importante levar repelente, sapatos adequados e água.
A cachoeira costuma ficar mais cheia no verão, uma vez que ela é bem pequena. Ou seja, com 10 pessoas ela já fica com um aspecto de lotada mesmo. Então vale a pena ir bem cedo ou em épocas menos movimentadas. Com tanto encanto, a praia da Solidão acaba se tornando uma das melhores praias de Florianópolis para se visitar.
Ribeirão da Ilha
Com um dos setores de gastronomia mais produtivos da região, o Ribeirão da Ilha é uma viagem ao passado. Através de suas ruas, é possível admirar a antiga arquitetura e os costumes locais, herdados pelos açorianos e mantidos até os dias de hoje com orgulho e satisfação.
Sua orla é composta de pequenas praias de água calma e areia branca, mas não costumam ser visitadas por turistas em busca de banho de mar. A ideia de visitar o Ribeirão da Ilha é justamente conhecer mais sobre a cultura local.
E é com essa dica que chegamos ao fim do nosso post. Conseguiu sentir um pouquinho da beleza e do charme das praias de Florianópolis? Pois saiba que ao vivo elas são ainda mais encantadoras. Assim sendo, programe-se e inclua Florianópolis em sua próxima viagem.
Então, se você ficou interessado na ilha da magia, que tal fazer um orçamento com a melhor hospedagem de Jurerê? É só conferir as acomodações aqui no site e garantir as suas próximas férias!