Florianópolis é a Ilha da Magia. Muito por sua localização estratégica, contornada por lindas praias. Muito, também, por sua natureza exuberante, unindo montanhas e litoral. Flora e fauna, terrestre e náutica, completam este cenário.
Tudo isso, faz com que cidade a cidade tenha muitas coisas para fazer e muitas belezas para apreciar.
Mas a história da Ilha de Santa Catarina é um fator que contribui para esta magia. Desde os primeiros habitantes indígenas até a interferência espanhola e colonização açoriana.
E tudo isso pode ser conferido pelos museus de Florianópolis.
Pensando nisso, separamos alguns destes museus para você aproveitar da melhor maneira.
Museus em Florianópolis
Florianópolis é um berço multicultural moldado com a força e cultura de muitos povos. A presença dos museus, neste sentido, é fundamental para explicar e lembrar muitos destes povos ao longo de sua história.
Por isso, listamos alguns dos mais importantes museus da cidade.
Museu Histórico de Santa Catarina
Há indícios de que a construção do prédio seja de 1785 para ser o Palácio do Governo e recebeu visitantes ilustres como Dom Pedro I e II.
Torna-se museu em 1977 e hoje guarda uma importante parte da história politica e social, como Móveis ao estilo de D. João V, a cópia do quadro da Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles, e a primeira lâmpada elétrica residencial de Santa Catarina.
Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC sediado no Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada: R$ 5,00.
Museus de Arqueologia e Etnologia
Inicialmente como um Instituto, virou museu e foi aberto ao público em 1968 e guarda o conhecimento sobre populações pré-coloniais, coloniais e indígenas que habitaram Florianópolis.
Além disso, guarda importante acervo de Franklin Cascaes, artista que se tornou referência na compreensão da ocupação humana em Florianópolis.
Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Ufsc (O acesso de veículo deve ser feito pela rótula do bairro Carvoeira).
Entrada: Gratuito.
Museu da Imagem e do Som
Este é mais novo, foi criado em 1998 e tem o papel de guardar os documentos e pesquisas audiovisuais de relevância nacional e de santa Catarina.
Possui um catálogo que inclui filmes em 35, 16 e 8mm, FHS, Super 8, áudios em vinil de cera, fotografias, equipamentos e registros textuais com projetos, roteiros e até autógrafos de personalidades.
Além da exibição periódica de filmes, existe um setor que presta orientação técnica de cinema e vídeo aos interessados.
Museu da Imagem e do Som MIS – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.
Funcionamento: De segunda a sexta das 13h às 19h.
Entrada: Gratuito.
Museu de Arte de Santa Catarina – Masc
O Masc conta com um acervo de mais de 1750 obras de artistas regionais, nacionais e internacionais.
Foi inaugurado em 1949 e teve seu início por meio da “Exposição de Arte Contemporânea”, trazida a Florianópolis em 1948 pelo escritor carioca Marques Rebelo.
O acervo do Masc abriga obras de Eduardo Dias, Martinho de Haro, Elke Hering, Rubens Oestroem, Luiz Henrique Schwanke, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Iberê Camargo e muito mais.
Museu de Arte de Santa Catarina – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica.
Funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 20h30. Domingos e feriados das 10h às 19h30.
Entrada: Gratuito.
Esses são os principais museus de Florianópolis e são uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da história da região, além de apreciar muita arte de qualidade.
Quer mais dicas legais sobre Florianópolis e a região? Então veja mais conteúdo no nosso Blog Aqui!